Provas e Métodos de ensino para vestibular

Provas e Métodos de ensino para vestibular


Nesta entrevista vamos abordar métodos de ensino para o vestibular

Além de dedicação e foco, recursos tecnológicos são essenciais para os alunos irem bem nos vestibulares.

Professores com larga experiência e de olho nas tendências dos principais vestibulares além de planos de estudos específicos podem garantir o elevado número de aprovações.

O Sistema de Ensino Poliedro, que desde 1993 vem se dedicando ao ensino voltado para preparar alunos para prestar os vestibulares mais difíceis como o de Medicina nas principais universidades.

Entrevistamos o coordenador pedagógico Alex Sander Barros, que além de responder algumas questões frequentes de nossos usuários do Vestibular1, nos traz mais detalhes sobre o método de ensino aplicado pelo Poliedro e seus diferenciais.

Vestibular1: Qual é sua análise sobre as provas de Vestibular ultimamente?
Alex Sander: O perfil das provas mudou nos últimos anos. Além de estarem mais complexas, com conteúdos mais aprofundados, também apresentam questões interdisciplinares e contextualizadas no dia a dia. Sem mencionar o ENEM, que trouxe um novo modelo de prova, com uma nova “divisão” das disciplinas. A prova não é mais de física ou química, mas sim de Ciências da Natureza.

Vestibular1: Poderia destacar uma ação preponderante para os estudantes estarem bem preparados para os vestibulares?
Alex Sander: Além de boas aulas e materiais, o aluno precisa necessariamente de uma boa agenda, super organizada, com todas as atividades da semana. Sem isso, é muito fácil o aluno se perder no volume de matérias que tem pra estudar.

Vestibular1: Quais os principais problemas que acontecem com os estudantes que não passam no vestibular?
Alex Sander: Falta de preparo técnico – às vezes a base é muito, mas muito fraca, e leva mais tempo para ele passar no vestibular, pois precisa construir no cursinho o que deveria ter feito no ensino médio.
Falta de preparo psicológico – a teoria está boa, mas o aluno não aguenta o momento a prova, a tensão e pressão que o vestibular impõe. Falta experiência e maturidade para adquirir segurança e controle na hora da prova.

Vestibular1: Em sua opinião, quais os atributos necessários ao estudante vestibulando, tanto em termos de preparação quanto de características pessoais?
Alex Sander: Disciplina e determinação: esses são os dois quesitos básicos. A teoria e a preparação psicológica vêm com o tempo.

Vestibular1: Sabemos que o planejamento do aluno é importante, por onde ele deve começar um bom planejamento?
Alex Sander: Analisando suas maiores dificuldades com base em provas e notas. Depois disso, montar um plano de estudos, uma agenda, para ser cumprida ao longo da semana.

Vestibular1: Com base nas suas experiências como coordenador, o que você pode destacar como ações que favorecem os candidatos?
Alex Sander: Disciplina, determinação, dedicação, foco no que é importante, estudo constante, treino em simulados, assistir às aulas, não ser arrogante ou prepotente e, o mais importante, saber ouvir as orientações do dia a dia dadas pela escola.

Vestibular1: Poderia dar uma mensagem aos vestibulandos e estudantes?
Alex Sander: Determine seus objetivos, analise todas as condições para alcança-los. A partir daí, trace um plano e um meta. Siga em frente. Passar no vestibular é uma questão de determinação, disciplina. Mantenha o foco o tempo todo e o sucesso chega com o tempo.

Vestibular1: Poderia nos dar mais detalhes sobre o método de ensino aplicado pelo Poliedro e seus diferenciais?
Alex Sander: Sempre digo que o Poliedro é um curso novo, também de idade, mas o mais importante é de ideias novas e modernas. Algumas ligadas às tecnologias mesmo, tablete, internet etc, mas outras não e são velhas práticas adequadas aos tempos de hoje.

Professores: A busca pelo sucesso do Poliedro começa pela busca do melhor time de professores. Com certeza o time de professores é o “carro chefe” do Poliedro e não poderia ser diferentes, pois os alunos passam muitas horas do seu dia com esses professores. Professores que se dedicam a preparar as melhores aulas, sempre focadas nos vestibulares. Para isso eles estudam, além das matérias, os vestibulares também. Sabem o que mais aparece nas provas e quais as tendências. Não é raro os professores acertarem questões e até temas de redação.

Distribuição das aulas: Poliedro é um dos cursos pré-vestibulares com a maior carga horária, são 42 aulas (50 min cada aula) no Extensivo, 46 na Turma Medicina e 47 na Turma ITA. O Poliedro tem pelo menos 30% mais aulas do que seu principal concorrente na Capital Paulistana, em algumas turmas até mais do que isso, na turma Medicina são 43%. Essa quantidade de aula não é para ser marketing, mas para dar toda matéria na profundidade necessária para os alunos fazerem os vestibulares de 1ª e 2ª fase.

Coordenação e Orientação: O Poliedro segue um modelo de “agenda aberta” para atender alunos, pais e professores. Então, os alunos podem sempre conversar com a coordenação e orientação quando acharem necessário. As conversas são variadas, mas sempre muito produtivas. Esse é um momento, por exemplo, onde montamos os planos de estudos individuais dos alunos, que é a agenda semanal de estudos deles. Além disso, as orientadoras, em sua maioria, são psicólogas e podem atender os alunos nos momentos mais difíceis.

Simulados: Ponto forte do Poliedro sem dúvida. As provas são sempre com questões inéditas, seguindo o modelo dos vestibulares. Temos provas ENEM, com dois dais de provas e redação, provas Fuvest, com 1ª fase objetiva e 2ª fase dissertativa por área (exatas/humanas/biológicas), provas Unicamp 1ª fase, provas Unifesp Medicina, provas ITA (4 dias de prova, como é o ITA). Na média, a turma que faz menos provas no Poliedro tem prova uma semana sim e outra não.

Sistema: ferramentas de tecnologia a favor da educação. São análises, comparações, estatísticas, recomendações, resoluções de exercícios tudo para agilizar o processo de aprendizado. Em paralelo temos vídeos com dicas, vídeos com aulas, provas, temas de redação etc. tudo à disposição dos alunos na internet.

Veja mais a respeito de vestibulares no Vestibular1: www.vestibular1.com.br

Mini Cursos de Vestibular e Enem - Garanta sua vaga na universidade revisando gratuitamente com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Acesse o site:www.vestibular1.com.br

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Tudo sobre o Enem no Vestibular1 Todas as informações que você precisa sobre o Enem, você encontra no Guia do Enem do Vestibular1. Por este exclusivo guia você fica sabendo sobre as datas, sobre as inscrições, quando são as provas, como são aplicadas, o que pode e o que não pode, de que maneira sua prova é corrigida, quando saem os resultados do Enem, como você utiliza esses pontos obtidos no Enem e muito mais informações úteis para quem vai prestar este exame. Confira no link: www.vestibular1.com.br/enem/guia_do_enem.doc 



Equipe do Vestibular1 
http://www.vestibular1.com.br/