Defina sua profissão com Vestibular1

 Definindo a Profissão
  

 Na hora de escolher a profissão ou carreira, o estudante deve escolher com segurança!
 
  


Ao terminar o Ensino Médio o jovem geralmente tem a dúvida do que fazer em seguida. Não sabe se escolhe um Curso Técnico ou um Curso de Graduação, ou ainda de faz alguma especialidade. A melhor escolha sempre, na medida do possível é a continuação dos estudos.

Aproximando-se dos meses que antecedem os vestibulares e o Enem, a angústia e ansiedade tomam conta da maioria dos estudantes que ainda não fizeram a escolha da profissão ou carreira a seguir. Em meio aos conflitos interiores comuns nesta fase, os jovens buscam sites como o Vestibular1, que tem anos de experiência, trazendo informações, artigos e opiniões de profissionais da área, a fim de que solucionem o seu “dilema”.

A escolha de uma profissão é um momento decisivo na vida de um jovem e ele raramente está preparado para lidar sozinho com este momento de forma tranquila. Ciente dessas características o Vestibular1 desenvolveu o Guia de Como Escolher a Profissão, além de artigos, testes que buscam auxiliar ao vestibulando na tarefa delicada de escolher uma profissão ou carreira. Além disso desenvolve também atividades de Orientação Educacional, Orientação Emocional e preparação para a inserção no Ensino Superior.

O momento de escolha profissional envolve uma série de reflexões como já abordamos em artigos anteriores, e considerando a relação com o mercado de trabalho, podemos incluir mais pontos importantes como por exemplo as pessoas que conhecemos que já obtiveram sucesso em suas profissões. Há jovens que desde a infância tem o sonho de seguir determinada profissão, seja por relações familiares ou por fascínio pela carreira.

Escolher, de forma consciente, madura e responsável pressupõe conhecer. É preciso ter informações sobre determinado assunto para que se possa fazer uma escolha refletida. Com a profissão não é diferente. O mercado de trabalho é um item importante na análise, mas não é o fundamental. As carreiras que aparentam ser altamente rentáveis e plenas de glamour, como as de artistas, são de quase impossível acesso, para cada ator de sucesso que brilha em grandes TVs ou filmes, há milhares de outros que nunca conseguirão sobreviver dignamente de sua profissão, a cada músico ou cantor corresponde uma legião de aspirantes de final de semana; é necessário um talento enorme, uma dedicação absurda e uma sorte desmesurada para sair-se medianamente bem nesta profissão ou carreira.

Ficar atento ao mercado de trabalho é importante se considerarmos que o jovem tenha uma noção dos profissionais que estão sendo buscados no mercado aliado ao interesse que ele tenha naquela área específica, e não somente fazer a escolha baseada nas profissões em alta, que podem inclusive gerar uma frustração futura.

A escolha da carreira mais assertiva se dá com um processo de orientação vocacional bem feito, associado a pesquisas para conhecer as profissões de maior interesse e entrevistas com estudantes e profissionais da área. É claro que as profissões almejadas devam ter alguma perspectiva econômica e financeira, o que definirá a sua viabilidade, lembrando que em qualquer carreira haverá empregabilidade e possibilidade de sucesso, dependendo muito do próprio estudante, de sua formação, de sua dedicação aos estudos, de sua identidade com a profissão, de sua disposição para manter-se sempre atualizado.

Concluindo, o nosso Guia de Como Escolher a Profissão, vai orientar você a escolher uma profissão sabendo que é fundamental que saiba, de si mesmo e também do mundo das profissões, conhecendo seus gostos, preferências, habilidades, e seus limites. Acesse e confira esta importante ferramenta que vai te ajudar na escolha.


Acesse: Guia de Como Escolher a Profissão



Veja também:

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões
Profissão: uma decisão de vida
Vídeo aulas grátis no Vestibular1
Mini Cursos de Vestibular e Enem - Garanta sua vaga na universidade revisando gratuitamente com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Acesse o site:www.vestibular1.com.br

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1 

Equipe do Vestibular1


www.vestibular1.com.br