Profissões e Carreiras no Vestibular1


Profissão: uma decisão de vida

A escolha de uma profissão é um momento decisivo na vida de um jovem e ele raramente está preparado para lidar sozinho com este momento de forma tranquila. Afinal ela é a decisão de sua vida! Atualmente fala-se muito sobre o “mercado de trabalho”, mas afinal o que seria mercado de trabalho e de que forma os adolescentes devem entende-lo?

Defini-se o mercado de trabalho como uma relação existente entre a oferta de trabalho e a procura dos trabalhadores. Muitos jovens baseiam-se nesse critério como sendo o mais importante no processo de escolha da carreira. O jovem que busca saber qual carreira ou profissão a seguir, deve ter em mente que quanto mais escolaridade, significa melhores oportunidades, mais condições de autoconhecimento, aprimoramento intelectual e cultural. Assim, a questão de qual curso superior fazer é então primordial, pois trata-se de decisão que pode influir toda uma vida, e deve ser tomada com cuidado e realismo.

A decisão pode ser construída desde o início do Ensino Médio, desde o Fundamental, outros decidirão no ultimo ano, às vésperas do vestibular ou do Enem. De qualquer modo, nós do Vestibular1, sabemos o quanto é uma resolução difícil para os estudantes que tem em média dezoito anos de idade ou menos. O mercado de trabalho apresenta constante mudanças, incertezas podem ser aceleradas por uma situação adversa qualquer, ou muito propícia, e o aperfeiçoamento constante deve ser uma perspectiva real dentro de qualquer carreira escolhida.

Recentes pesquisas em empresas de recrutamento de executivos, e concluiu-se que as profissões mais valorizadas entre os executivos foram da área administrativa de finanças e contabilidade. Para quem pretende fazer carreira na área administrativa fica aqui nossa dica para se especializarem e buscarem oportunidades na área, porque o mercado de trabalho busca profissionais qualificados, com formação específica e com experiência anterior na área.

Não podemos esquecer que a profissão em alta hoje, pode ser que não seja futuramente. Dentro de uma projeção de quatro ou cinco anos, chega-se ao período em que o jovem terminará seu curso. Assim, não é necessariamente a profissão com maior oferta de empregos de hoje que será a de daqui a alguns anos.

Às vezes nos deparamos com uma série de jovens, muitas vezes recém-formados, que fazem parte do índice de desempregados. É preciso ter em mente que a graduação, qualquer que seja ela, representa um primeiro passo, mas que depois deste muitos outros virão. O prazer no exercício da atividade, representa mais qualidade de vida, e de forma geral, saúde física e emocional.

Baseando nessa reflexão muitos jovens ficam na dúvida de que caminho seguir, de qual a carreira poderá promissora em termos de mercado de trabalho. Aí, reafirmamos que o gostar do que faz, é o passo primordial para obter sucesso! É necessário que saiba o que é, do que gosta e o que o faria feliz se fizesse a vida inteira.

A escolha do curso superior irá prepara-lo para o futuro, pois um curso de graduação, hoje em dia, é somente uma base para o profissional. Um bom profissional na atualidade, independente de sua formação, deve acima de tudo manter-se atualizado em sua área, especializar-se e aprofundar seus conhecimentos, promover inovações, ser dinâmico e estar aberto ao investimento na carreira. Neste sentido é que o nosso Guia funciona como uma Orientação Profissional que pode ajudar.

Lembramos que nosso Guia de Como Escolher a Profissão é apenas uma ferramenta utilizada dentro de um contexto, e quando aplicado isoladamente não transmite total confiabilidade, pois qualquer outra ajuda psicológica pode ser um fator de influencia pelo momento presente do indivíduo e pelas variáveis externas. Resumindo, sua escolha de hoje pode ser diferente em outro momento. Buscar informações através de todos os meios disponíveis, visitar locais de trabalho, conversar com profissionais, conhecer faculdades e universidades; enfim reunir o maior número de dados para uma escolha bem embasada.

Um fato muito comum entre os jovens pré-vestibulandos que procuraram o nosso Guia, acreditando que ele diga qual a carreira a seguir. Porém, o fato o Guia vai te orientar e possibilitar uma futura avaliação de todo o processo afim de confirmar os dados coletados, propiciando uma reflexão, afim de identificar quais as carreiras que o orientando tem maior afinidade, lembrando que, não há um único caminho a seguir. Na escolha de uma profissão, o resultado da escolha do adolescente não é imediato, pois implica em um planejamento em médio prazo.

Acesse nosso Guia, reflita bastante sobre isso e boa escolha!
Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão
Conheça o Exclusivo Guia de Planejamento do Tempo
Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Mini Cursos de Vestibular e Enem - Garanta sua vaga na universidade revisando gratuitamente com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Acesse o site:www.vestibular1.com.br

Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1

Tudo sobre o Enem no Vestibular1 Todas as informações que você precisa sobre o Enem, você encontra no Guia do Enem do Vestibular1. Por este exclusivo guia você fica sabendo sobre as datas, sobre as inscrições, quando são as provas, como são aplicadas, o que pode e o que não pode, de que maneira sua prova é corrigida, quando saem os resultados do Enem, como você utiliza esses pontos obtidos no Enem e muito mais informações úteis para quem vai prestar este exame. Confira no link: www.vestibular1.com.br/enem/guia_do_enem.doc 



Equipe do Vestibular1 
http://www.vestibular1.com.br/