Provas do Enem: como será aplicada

Saiba tudo sobre o Enem!
Como é aplicada a Prova do Enem
 Confira!
Como é aplicada a Prova do Enem 

As provas do Enem, serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão: Área do Conhecimento Componentes Curriculares, Ciências Humanas e suas Tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Química, Física e Biologia, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e Matemática e suas Tecnologias. Matemática.

Cada prova será e terá a seguinte duração: No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

 No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. Serão aplicadas as provas, em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova. O documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida. Documentos de identificação com foto podem ser apresentados como a Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

 Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas. Se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação, nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

 Se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado, nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. O tipo de caneta pode ser usada no dia da prova, deve ser apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

 O procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova, deve ser o seguinte: Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta–objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados.

O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação. Existem outros objetos são proibidos a saber: O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

 O participante poderá deixar o local do Exame, somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação. O participante poderá levar o Caderno de Questões, somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação. Saiba somo preencher o Cartão-Resposta: O participante deve ficar atento ao preencher seu cartão. Na capa do Caderno de Questões há informações sobre a cor do caderno e também uma frase em destaque. O participante deverá marcar no Cartão-Resposta a opção correspondente à cor da capa do seu Caderno de Questões. A frase em destaque deverá ser escrita nos Cartões-Resposta. Tanto a prova objetiva como a redação deverão ser transcritas nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sala ao término do Exame.

Só será permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente. Somente serão corrigidas as redações transcritas na Folha de Redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no Cartão-Resposta. 

Saiba tudo sobre o Enem! 
As datas do Enem 
As inscrições do Enem 
Como é a correção da Prova do Enem 
A divulgação dos resultados do Enem 
A utilização dos Resultados do Enem
Salas com segurança
Guia do Enem (doc)
Vídeo Dicas exclusivas para o Enem
Aulas de Revisão para o Enem- Clique Aqui!
Confira as dúvidas mais frequentes: Clique Aqui!

Mini Cursos de Vestibular e Enem - Garanta sua vaga na universidade revisando gratuitamente com o Vestibular1 Encontre tudo que precisa sobre o Enem e sobre o vestibular em um só Lugar na Internet, Vestibular1! Matemática, Biologia, Redação, Interpretação de texto, Exercícios, Simulados, Atualidades, Vídeos do Vestibular, Dicas para o Vestibular, Português, Literatura . Física, Química, História, Geografia, Inglês - Revelando os segredos para passar no Enem e no vestibular Acesse o site:www.vestibular1.com.br Cursos OnLine oferecidos pelo Vestibular1 Mais de 100 cursos online para você estudar onde estiver! É tudo via internet, você faz o seu tempo. Cursinho OnLine com aprovação em diversas universidades. Visite o site e conheça os cursos no link: http://www.iped.com.br/cursos/vestibular1 Equipe do Vestibular1 www.vestibular1.com.br

Nenhum comentário: